Vai fazer uma tatuagem? Leia antes isto!

As tatuagens fazem correr rios de tinta: Marylin Manson desenhou um rosto no braço esquerdo, Beckham tem uma cruz no pescoço (entre outras!), Pamela Anderson tatuou uma bracelete de espinhos à volta do braço, Simão Sabrosa tem o nome dos filhos e a cantora Cher ostenta uma orquídea negra tatuada abaixo da linha do biquini. Se está a pensar aderir a este mundo decorativo ou, pelo contrário, deixar de fazer parte dele, saiba como salvar a sua pele:

» Personalidade transtornada
A tatuagem é feita com uma agulha que penetra a pele e injecta tinta directamente na derme (a segunda camada da pele), cujas células são mais estáveis do que as da epiderme (a camada superior). Esta é a razão pela qual as tattoos são praticamente permanentes. Os dermatologistas fazem uma distinção entre a pequena tatuagem decorativa e as que cobrem grande parte do corpo. Estas maiores são consideradas pelos peritos como uma auto-agressão que, muitas vezes, pode estar relacionada com algum transtorno psicológico.

» Arte de tatuar
Se for feita por um profissional, a tatuagem, em princípio, não oferece complicações. A sensação é de como se uma fila de formigas metálicas percorresse a sua pele. A maioria dos artistas sabe exactamente até que profundidade deve levar a agulha: se for pouca, a tatuagem fica com um aspecto manchado, se for demasiada, pode sangrar e infectar.

» Impressão na pele
É muito importante ter a certeza de que o estúdio de tatuagens utiliza material descartável (agulhas, máscaras, luvas, etc.) e esterilizado. Também nunca é demais saber com antecedência um bom local onde seja possível receber assistência médica, caso a tatuagem origine uma infecção. “A infecção cutânea nas tatuagens é um problema acidental, mas pode acontecer. Os sintomas de uma possível infecção traduzem-se em pele vermelha, tumefacta, dolorosa e, por vezes, com pus”, refere o Prof. F. Guerra-Rodrigo, dermatologista em Cascais. Na maior parte dos casos, o tratamento é simples e eficaz.

» “Apagar” a tatuagem
Em função da parte do corpo, da profundidade e do tamanho, também varia a dificuldade para remover uma tatuagem. No melhor dos cenários, mentalize-se que a sua pele nunca ficará novamente a 100%. Tirar uma tatuagem e conseguir uma textura semelhante à original é praticamente impossível, mesmo com laser. A pele fica sempre mais lisa e com menos pigmentação, principalmente se a tatuagem for feita nas articulações dos braços e pernas (cotovelos, joelhos, tornozelos…).

» Tarefa difícil
Segundo a revista especializada Archives of Dermatology, as tintas vermelhas e verdes são muito difíceis de serem retiradas. A verde merece uma particular atenção, pois tem uma tendência maior para provocar alergias. De acordo com o Prof. F. Guerra-Rodrigo, “o pigmento vermelho é o que costuma oferecer maior risco”. Este tipo de reacção é frequentemente tardia, “podendo manifestar-se meses, ou anos, após a execução da tatuagem”. Nestes casos, “a resolução do problema torna-se difícil”, acrescenta o especialista. A eliminação de uma tatuagem requer várias consultas (ainda que de curta duração) numa clínica onde façam sessões de laser. “A escolha do tipo de laser depende de diversos factores, desde a dimensão e localização da tatuagem, até ao tipo dos pigmentos presentes sendo, por vezes, necessário recorrer a mais que um tipo de laser”, conclui. Em casos muito específicos, pode ficar uma pequena cicatriz e um ligeiro contorno da tatuagem, como se tivesse sida apagada com uma borracha.

» Deixar de comer peixe
Num artigo recente, a revista The Lancet recolheu o testemunho de várias pessoas que sofreram reacções alérgicas depois de comerem peixe. Mas não se assuste, isto não é um facto absoluto. O que por vezes acontece é que, por causa da tinta, desenvolve-se uma alergia. Por tudo isto, um estudo da Faculdade Medicina de Osaka, no Japão, adverte para o risco de se contrair dermatite sistémica, “principalmente nas pessoas com tatuagens vermelhas que se expõem a comida infectada com mercúrio”.

» Está decidido… agora é que é!
Agora que já sabe tudo sobre tatuagens e decidiu fazer a sua, fique a saber que a La Diabla Tattoo & Bodypiercing (
www.ladiablatattoo.com), em Lisboa, decidiu apostar no melhor que existe na arte da tatuagem e convidou para trabalhar no seu espaço os melhores tatuadores do mundo. É de aproveitar!

1 pensamento em “Vai fazer uma tatuagem? Leia antes isto!

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s