Muay Thai – a luta das lutas

Para mim e para muitos uma das melhores modalidades de luta!

Características

É conhecido como “A Ciência dos Oito membros”, pois caracteriza-se pelo uso dos cotovelos, joelho, pernas e os punhos. Uma luta que além de ter socos e chutes bem desenvolvidos, é considerada uma das artes marciais que mais faz uso eficiente dos joelhos e cotovelos.

Considerado hoje como uma das melhores lutas de contato do mundo, o Muay Thai vem ganhando cada vez mais praticantes, por se tratar de uma luta muito interessante que desenvolve um ótimo condicionamento físico, concentração e auto-confiança. Por isso, é muito importante dedicar-se muito para que, com o passar do tempo, desenvolva músculos e técnica. O Muay Thai também trabalha a mente e a disciplina, para nunca usar golpes fora do tatame, caso contrário pode até ser suspenso de sua academia!

A maioria das Associações e Confederações mundiais não aprova o uso das cotoveladas em lutas oficiais para manter a integridade física dos atletas, sendo consideradas somente nas regras asiáticas. Embora ultimamente as regras asiáticas estejam cada vez mais em evidência.

História

A história de Boxe tailandês caminha junto com a história do povo tailandês – ambos são entretanto difíceis de descobrir suas origens.

Quando o exército Birmane invadiu e arrasou Ayuddhaya, os arquivos de história tailandesa ficaram perdidos. Com eles, foi também muito da história do começo do Boxe tailandês. O pouco que nós sabemos, vem das escritas do birmane, visitas européias cambojanas antigas e algumas das crônicas do Reino de Lanna – Chiangmai.

O Boxe tailandês, o qual também é conhecido como Thai Boxing em alguns países como Estados Unidos e Inglaterra, é muito conhecido também como Boxe Tailandês e é uma Arte Marcial Tailandesa com mais de 2.000 anos de idade. A origem do Boxe tailandês confunde-se com a origem do povo Tailandês. Existem várias versões sobre a origem do Boxe tailandês. A mais aceita pela maioria dos Mestres de Boxe tailandês e também por vários historiadores Tailandeses é a seguinte:

A origem de seu povo é a província de Yunnam, nas margens do rio Yang Tsé na China Central. Muitas gerações atrás eles migraram da China para o local onde actualmente é à Tailândia em busca de liberdade e de terras férteis para agricultura. Do seu local de origem, a China, até o seu destino, os Tailandeses foram constantemente hostilizados e sofreram muitos ataques de bandidos, de Senhores da Guerra, de animais, e também foram cometidos de muitas doenças. Para protegerem-se e manterem a saúde, eles criaram um método de luta chamado “Chupasart”.

Este método de luta e auto-defesa fazia uso de diversas armas como por exemplo: espadas, facas, lanças, bastões, escudos, machados, arco e flecha, etc. No treino do “Chupasart”, frequentemente ocorriam acidentes que causavam algumas vezes graves ferimentos aos praticantes. Para que eles pudessem treinar sem ferir-se, os tailandeses criaram um método de luta sem armas, o precursor do actual Boxe tailandês. Assim eles podiam exercitar-se e treinar mesmo em tempos de paz e sem o risco de ferir-se. No início, o Boxe tailandês era muito parecido com o Kung Fu Chinês. Um fato normal levando-se em conta à origem do povo Tailandês. O antigo Boxe tailandês utilizava-se de golpes com as palmas das mãos, ataques com as pontas dos dedos, imobilizações e mãos em garras para segurar o oponente. Com o tempo, ele foi modificando-se e transformou-se no estilo de luta que é hoje.

Antigamente, assuntos nacionais foram decididos em lutas de Boxe tailandês. O primeiro grande registro sobre o Boxe tailandês como luta e o também como uma habilidade no campo de batalha, esta na época do Rei Naresuan em 1584, um tempo conhecido como o período de Ayuddhaya. Durante este período, todo soldado treinou Boxe tailandês e deveriam utilizar o metodo, como o Rei também o fez. Lentamente o Boxe tailandês se mudou para longe de sua raiz o ‘Chupasart’ e técnicas novas da luta foram evoluindo. A mudança na arte foi continuada debaixo de outro Rei lutador – Prachao Sua – o Rei Tigre (ou Rei de Tigre). Ele amou Boxe tailandês tanto que ele mesmo lutava freqüentemente mascarado em locais de competição, e normalmente derrubando os campeões locais. Durante o reinado do Rei de Tigre a nação estava a paz. O Rei, manteve o exército ocupado, ordenou o treinamento em Muay tailandês. O interesse no esporte já era alto mas agora o valor do Boxe tailandês havia aumentado consideravelmente. O Boxe tailandês se tornou a favorita brincadeira e passatempo das pessoas, exército e o Rei. Fontes históricas mostram que as pessoas de todos os níveis e em momentos de suas vidas se reuniram para treinar em acampamentos. Ricos, pobres, jovem ou velhos, todos fizeram o treinamento no Boxe tailandês em algum momento da vida. Hoje temos o que podemos chamar de thai boxe o boxe tailandês ao sistema moderno.

É antiga as competições de lutas. Todas as aldeias organizavam seus prêmios e lutas e tiveram seus campeões. Todos torneios se tornaram uma competição apostada como também uma competição de orgulho local. A tradição de apostar permaneceu com o esporte e hoje são apostadas somas grandes no resultado das lutas. Boxe tailandês sempre foi popular mas como a maioria dos jogos esportivos, houve momentos em que era mais na moda. No reinado de Rei Rama V, muitos lutadores Muay eram lutadores da guarda real. Estes pugilistas foram recompensados com títulos do exército pelo Rei. Hoje os títulos, como Muen Muay Mee Chue de Chaiya ou Muen Muay Homem Mudh de Lopburi são virtualmente intraduzíveis. Eles querem dizer algo comparável a Especialização na arte de bater. Na ocasião eles foram admirados e respeitados por esses títulos. O Rama período de V era outra idade dourada do Boxe tailandês. Lutas nos acampamentos eram constantes e valorizadas, O Comando Real – recrutou os pugilistas mais talentosos para fazerem parte da guarda do Rei. Os promotores das Lutas começaram a fazer as grandes Lutas que foram dados grandes prêmios e honra aos seus vencedores. Isto emocionava as pessoas então tanto quanto os torneios principais que hoje se faz em Bangkok em lutas em estádios. As lutas não eram feitas em ringues como nós conhecemos no Boxe tailandês mais recente. Qualquer espaço disponível do tamanho certo era usado, um pátio, um descampado de aldeia. As mudanças que o esporte sofreu foram mudanças radicais inclusive no uso de equipamentos. Por exemplo, lutadores tailandeses sempre usaram os chutes baixos. Um pontapé ou joelhada nos orgãos genitais, para os Lutadores eram um movimento perfeitamente legal até os anos de 1930. Porém nessa época uma proteção foi feita de árvore, coqueiros ou conchas de mar onde envolveram o material com pedaços de pano amarrado entre as pernas e ao redor da cintura. Foi dai que surgiu a coquilha.

Em 1930 vieram as mudança mais radicais no esporte. Foi então que se introduziu as regras de hoje e regulamentos. Cordas amarradas aos braços e mãos foram abandonados e luvas passaram a ser utilizadas pelos lutadores. Esta inovação também se deve ao respeito e ao sucesso crescente dos Pugilistas tailandeses no boxe internacional. Junto com a introdução de luvas, veio classes de peso baseados nas divisões do boxe internacional. Estas e outras inovações – como a introdução de cinco rounds, substancialmente alterou as técnicas de luta que os pugilistas usavam causando assim o desaparecimento de alguns lutadores importantes da época. Antes da introdução de classes de peso, um lutador poderia lutar com qualquer adversário de tamanho e diferença de peso. Porém, a introdução das classes de peso ajudou os lutadores a lutarem mais emparelhados e uniformemente sainda de cada categoria um campeão. A maioria dos lutadores tailandeses pertencem às classes de peso mais baixas. Setenta por cento de todos os lutadores pertencem à mosca e divisões de peso pequenos. Há médios e meio-pesados mas eles não são vistos com freqüencia e as categorias mais pesadas raramente lutam.

Os estádios, antes dos rigues atuais, começaram durante o reinado de Rama VII, antes do Segunda Guerra Mundial. Durante a guerra, desapareceram gradualmente mas cresceram rapidamente de novo logo depois – o Muay tailandês não tinha perdido nada de sua atração. Os pugilistas da parte norte do país uma vez mais estavam na direção da fama e fortuna em Bangkok. A glória poderia ser achada em estádios como Rajdamnern e Lumpinee. Depois, eles passaram a lutar ao vivo pela televisão. O Canal 7 da tailandia e radiodifusão começaram a mostrar as lutas em cores há mais de 25 anos atrás.

Hoje a arte de batalha evoluiu para um esporte popular.

Técnicas

As técnicas básicas do Muay Thai são os socos, chutes, joelhadas e cotoveladas. São usadas também técnicas de clinch e arremesso. O Muay Thai é uma arte de combate de contato, onde a troca de golpes dos lutadores é constante. Os tailandeses são considerados os melhores em sua Arte Marcial e frequentemente viajam a diversos países ocidentais para lutar. Golpes básicos:

  • Soco (Toy)
  • Canelada (Tae)
  • Joelhada (Kao)
  • Cotovelada (Sawk)

O Clinch:

O Clinch é aplicado prendendo-se o oponente em torno do pescoço ou em torno do corpo. No Kick Boxing (Light Contact e Full Contact), os lutadores são separados quando seguram-se, no Muay Thai entretanto, eles não são separados e a luta continua com troca de joelhadas e cotoveladas. Geralmente em clinch também são usadas diversas técnicas de arremessar o oponente ao chão.

Técnicas Defensivas

A defesa é uma coisa muito importante no Muay Thai e são usados os ombros, os braços e as pernas (canela) como um “escudo” para obstruir as técnicas do oponente. Obstruir é um elemento importante no Muay Thai e combina-se com o nível de condicionamento do praticante. Os chutes circulares baixos e circulares médios ao corpo são obstruídos normalmente com a canela. Os golpes na parte superior do corpo são obstruídas geralmente com o antebraço, ou se possivel com a canela. Os chutes circulares médios podem também ser segurados, travando o oponente, e assim permitindo um ataque para derrubá-lo, ou jogar o oponente a distância.

Técnicas com o Cotovelo

O cotovelo pode ser usado em sete maneiras: horizontal, diagonal-para cima, diagonal-para baixo, ascendentes, descendente, para trás-girando e no ar.

Do lado pode ser usado como um movimento do revestimento ou como uma maneira cortar o rosto do seu oponente de modo que o sangue possa obstruir sua visão. O sangue levanta também a consciência do oponente de ser ferido qual poderia afetar seu desempenho. Essa é a maneira mais comum de se usar o cotovelo.

Os cotovelos diagonais são mais rápidos do que os outros, mas são menos poderosos.

As cotoveladas ascendentes e no ar são as mais poderosas, mas são mais lentos e mais fáceis de evitar ou obstruir.

O cotovelo descendente é usado geralmente quando o oponente abaixa-se.

Há também uma diferença distinta entre uma cotovelada única e uma cotovelada em sequência. A cotovelada única é um movimento de cotovelo independente de todos os outros movimentos, visto que uma cotovelada em sequência é a segunda batida do mesmo braço, sendo um gancho primeiramente com uma continuação do cotovelo. Tais cotoveladas, e a maioria das outras cotoveladas, são usados quando a distância entre lutadores se torna demasiado pequena e há demasiado pouco espaço para jogar um gancho na cabeça dos oponentes.

Técnicas com o Joelho (Kao)

No Muay Thai são usadas diversos tipos de joelhadas, joelhadas “frontais”, joelhadas “laterais”, joelhadas saltando, joelhadas na coxa, joelhadas em clinch, etc.

Técnicas de pontapé

Os pontapés circulares e os pontapés frontais são os dois pontapés mais comuns no Muay Thai. O pontapé circular do Muay Thai foi assimilado por diversas outras Artes Marciais como por exemplo o Kickboxing. O pontapé circular usa um movimento rotatório do corpo inteiro. Os lutadores de Muay Thai são treinados para bater sempre com a canela. A canela é a parte mais forte da perna do lutador. O pé contem muitos ossos finos e é muito mais propenso a lesões. Um lutador pode acabar se ferindo usando somente o pé como área de impacto. Os lutadores de Muay Thai condicionam cuidadosamente suas canelas em treinos no saco pesado e em sparring também, para melhor resistencia e força na hora da luta, os lutadores praticam suas caneladas em superfícies duras, chegando até a bater em palmeiras, como alguns tailândeses.

Atualmente

O Muay Thai vem ganhando cada vez mais praticantes, é uma luta muito agressiva que desenvolve um ótimo condicionamento físico e mental, concentração e auto-confiança. Além disso, o treinamento ajuda as crianças e adolescentes a terem maior poder de concentração nas suas atividades paralelas.

O Muay Thai é tão popular na Tailândia quanto o futebol no Brasil, isso faz da Tailândia a maior potência do esporte do mundo. Além de criadores do Muay Thai, os tailandeses também são os maiores lutadores do mundo na sua categoria, até 70 kg em média, isso devido os tailandeses ter uma estrutura física pequena.

Graduação Internacional, utilizada na Tailandia e na maior parte do mundo:

01. Branco

02. Amarelo

03. Amarelo e Branco

04. Verde

05. Verde e Branco

06. Azul

07. Azul com Branco

08. Marron

09. Marron e Branco

10. Vermelho

11. Vermelho e Branco

12. Preto

13. Preto e Branco

14. Prata

15. Prata e Ouro

16. Ouro

64 thoughts on “Muay Thai – a luta das lutas

  1. ae rafael eu ja pratico a 4 anos e nunca ouvi falar que idade atrapalha ao contrario quanto + novo melhor + vc ta bem 19 anos ta otimo pra começar da pra aguentar muita canelada eu quando começei mal conseguia andar na rua ficava todo quebrado + vale muito a pena hoje eu posso dizer que o muay thai mudou a minha vida por completo >>se quiser me add no msn ta ae vlw veio boa sorte pra vc >jo.tjb@hotmail.com

  2. minha gente…é muito violento…?? meu namorado quer praticar esse esporte mais estou pensando seriamente e proibir…vai que ele inventa de treinar comigo…rsrsrsrsrsrs…. é isso aí galera pratique esportes e diga NÃO A VIOLENCIA principalmente nas pobres das suas namoradas…

  3. pratiquei o muay tay por dois meses e sempre ahei q eu não poderia ser um bom lutador fiquei ansioso quando pensei se algum dia eu poderia enfrentar alguém sem ter medo de se eu iria sair machucado se eu ia ser um vencedor. queria ser um bom lutador , então aprendir outros estilos para ficar mais confiante a inda depois peguei combate com meu mestre para ver se estava preparado mas não conseguir sequer tocalo, então fui enfrentar alguém q não tinha conhecimento em luta e conseguir vencelo muito facil, então estou ai em busca de mais conhecimento de luta pq todos estão m desafiando e vou provar a todos q sou muito bom.

  4. Boa tarde,

    meu filho tem 16 anos e começou a treinar essa semana, ele está adorando!! Mas eu não sou muito a favor, não gosto de violência. Quero acreditar que ele vai melhorar a sua ansieda, concentração nos estudos e melhorar sua auto estima. Espero que isso aconteça.

    Boa sorte!
    Regina

  5. eu pratico muai thay a 10 anos e estou na gradução de ouro e nunca foi problema pra mim ser menor de idade ou de estatura menor qe os outros
    mas siim o thai e a melhor coisa qe pode acontecer na sua vida ele nau e so uma luta e tbm um estilo de vida onde tudo qe vc faz tem um sentido e um porem
    garanto qem pratica muay thai nunca sera o mesmo

    • kkkkkkkkkkk tem que ri! lutador de video game! graduacao ouro, GRAO MESTRE tem que ter ido NO MINIMO 5 vezes na tailandiaso pra pegar essa graduação, e outra 10 anos vc nao chega a ouro NUNCA tem gente que pratica de 7 a 10 anos e ta na preta pra passar disso e uma dificuldade e muito custo $$$$$. agora sai da net que sua mae ta mandano nerd.
      ps o grao master gold oficial é o Olímpio da Cunha fernandes. nao um cuzao atras do pc

  6. oii, sou a marina , ee quero lhe confessar que o muay thay é incrivel.. fasso a poco tempo ,mas mesmo assim ja vejo a diferença., e tanto porque eu pego pesado nos treinos , sou nova mas quero levar essa carreira cmg, uma lutadora profissional… meu mestre quer que eu começe a treinar pra luta amadora , faço a um mes e poco, mas como levo a serio o esporte e é minha paixão me dou bem com isso, só minha canela nao responde bem ainda aos chutes kkkk’
    isso passa, e daki a poko me acostumo .. Tenho 16 anos e quero continuar por mt mais tempo… se deus quiser ee eu tmb neh kk’ Thay é tudo , nao so um moodo de defesa… mas a concentração tmbé fundamental… Bjjoo até a proxima ;D

  7. Tenho 17 Anos De Idade. Fasso .Muay Thai e Jiu-Jitsu. e Entrei Fais 1Ano No ValiTudo Mais To Parado Pq Fui Punido Por Mi Defender Na Escola De 6 Caras.. O Muay Thai É Minha Vida.. Falo Boy Brother >-> Quem Luta ñ Briga <-<

  8. Oi meu Nome é tatyane Tenho 19 anos Comecei a fazer Muay thai a semasnas …. Mas estou tão apaixonada que parece que tem anos que pratico …..
    Passando mesmo Para dizer que é a Melhor Luat ….Fica Na paz

  9. Gleice voce tem 15 anos, eu comecei muay thai des dos 12 anos e ja tenho 19 voce tem muito que aprender ainda nao pense em capeonato pense em melhorar suas abilidades

    Jonas atual campeão brasileiro de muay thai pela BMTA

  10. kra eu amo o MUAY THAI, mais me falam para parar , pq eu sou menina e eles falam q meninas são fracas, ai um dia meu amigo começou com as quelas brincadeirinhas q eu naum gosto de lutinha ai eu fiu pra cima dele, ai ele levou um pau de dar rissada!!!kkkkk bjokas!!!!

  11. olha tenho 14 anos de idade fasso muay thai fais 5 messes sou campeão brasileiro , se vc for fraco nao aguentara lutar todas as lutas e eu luto nao sao muito facies mas nao perd nem uma luta até agora tenho 18 lutas 9 ganhei por nocaut 3 enpatei e e ganhei sei por pontos é isso muay thai ajuda até no estres
    ganhando ou perdendo eu sou um lutador

  12. eu estou treinando muay thai a 3 meses apesar de eu ter 9 anos eu adoro treinar, eu treino muay thai em sao mateus do sul, acho um esporte muito bom.Mais eu acho que mulher nao deve treinar muay thai e sim lavar panela vao faze trico voceis nao aguento nem com uma folha ,kkkkk .e querem treinar muay thai me adicionem no msn :luancaramelosms@hotmail.com

    • Mano, conheço uma mulher que pratica muay thai e já derrubou cada marmanjo que… Resumindo, não importa o sexo nem a idade o muay thai é um esporte para todos. você é muito arrogante, tem muito que aprender. tu aindas vai levar muita porrada antes de aprender garoto.

  13. PÓ CARA VOCÊ TA NOVO AINDA TEMQUE MUITO QUE APRENDER AINDA MAS A IDADE NÃO E O PROBLEMA, PÓ EU TAMBÉM TENHO 19 ANOS
    FAÇO MUAY THAI DESDE 7 ANOS TENHO 12 ANOS DE MUAY THAI
    DA QUI MAIS UM POUQUINHO POSSO DAR AULA TAMBÉM
    MAIS E AQUILO VIVENDO E APRENDENDO.
    NÃO TEM ESSA QUE SÓ PORQUE QUE VOCÊ E NOVATO NO ESPORTE NÃO QUE DIZER QUE VOCÊ NÃO VAI APRENDER .
    ENTÃO MEU CARO SE VOCÊ GOSTA CONTINUA VAI EM FRENTE PORQUE E MUITO BOM .?
    TEM PROJETOS TORNEIOS ETC
    EU JÁ PARTICIPEI DE 7 TORNEIOS
    E DOS 7 EU GANHEI 5 EM 1LUGAR ..
    ENTÃO CARA CADA DIA QUE PASSA EU FICO CADA VEZ
    MELHOR
    ENTÃO VOCÊ TEMQUE BOTAR NA CABEÇA QUE SE ISSO QUE VOCÊ QUER ENTÃO METE AS CARAS LEQUE .
    ABRAÇOS

    SOU: Jorge Luiz
    tenho 12 anos de muay thai
    5 vezes campeão
    estou entre um dos melhores lutadores
    da temporada de 2011
    e a minha graduação no muay thai e prata..
    abraços cara..
    e boas lutas pra vc .

  14. 1 coisa nao adianta vc fica batendo em bananeiras ,peneus e algo do tipo sem um professor,por que vc corre o risco ate de quebrar a perna, para ser um lutador de muay thai vc Primeiramente deve saber que algumas coisas basicas.

    1 nao , brigar na rua
    2 respeite sempre seu Mestre
    3 aprenda a tolerar a dor
    4 leve sempre a serio seu treinamento
    5 confie em deus Pois quando vc estiver no ring so ele estara la com vc ele e seu oponente.

  15. Bom meu nome é Jaqueline,e meu namorado luta muay thai e nao é só ele tbm tem o lucas e o erick que lutam juntos.Pelo o que eu sei depois que eles começaram a lutar eles melhoraro em tudo entao posso dizer que o muay thai é uma luta muito boa :) pratiquem

  16. gente eu so xonado xom lutas mas minha renda não permiti eu praticar mas eu venho pesquisando na internet sites que dão alguns tipos de helpinhop basico sab quero ser um grande lutador não so de muay thai com de outras artes, lemrando que a pessoa que faz a arte “muay thai” deve se guarda la não usala para fins incoveniente…brgd

  17. sawas dee meu caros e amigos parceiro de arte marcial milenar!!!muay thai não é só saber lutar e dar umas boas cutuveladas,eh saber fazer o wai kru pra se ser aceito na academia!!!é saber q toda quinta feira eh considerado o dia do professor q e o dia de se dancar o wai kru rammuay(dança de consagração ao mestre)na tailandia não se paga para lutar,para fazer a luta o interessado tem q fazer o wai kru para o mestre e dependendo da resposta e do estilo do wai kru q o mestre aceita se sim ou naum para treinar!!!muay thai naum é só uma luta violenta,mas uma luta q tras cultura q ensina respeito uns pelos outros,quem luta muay thai num chega arrumando treta atoa naum,meu professor fala:em ipotese alguma vcs podem bater em uma pessoa na rua usando as tecnicas q vcs aprendem aqui,mas se o cara te desrespeitar e desenhora-lo ai sim,vc deve abrir a cara dele com o cutuvelo!!!lutar muay thai eh criar gosto pela luta,pois eh uma luta q machuca mesmo,tanto quem pratica quanto pra quem recebe os golpes!!pois eh isso ai galera bora treinar,o camp onde eu treino o muay thai lah eh tradicional,toda quinta tem luta,e tem que fazer o wai kru toda quinta!!!sabado o treino eh liberado mas só quem tem croang mais graduada q pode lutar sem protetor nenhum,crooang branca em nada pode treinar sem a presença do professor!!mas ai abraço pra vcs e pesquisem mais sobre o thai pois tem muito professor q da aula ai e nem sabe o q eh o wai kru,nem sabe quem o rei tigre,pesquisem e falem pra eles!!valeu
    procurem no google sobre mestre japão e aparece lah!!!!

  18. Porfavor galera não oussa esses caras que falam que para calejar as canelas deve dar caneladas em árvore isso o mázimo que vai te dar é uma lesão!!para calejar vá a uma academia de muay thai e treina que com o tempo caleja!!e a idade não importa para a arte marcial muay thai!!não é um esporte violento é um esporte como todo os outros voce pode usufruir para o bem ou para o mal….a escolha é sua!!vlw galera qulquer duvida me procura no face!!!Allex lucio

  19. Oie quero dizer que antes de conhecer de perto este esporte, chegava até falar que era violento,mais ai eu comecei a pratica sentindo as primeiras dores na canela depois nos punhos e meu mestre sempre dizendo isto eh normal no inicio….rsrsrrs agora meu apaixonei pelo esporte e recomendo a quem queira se defender e tbm fikar com uma barriguinha bonita,melhor que academia tenho certeza…
    bjus sawadee

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s