Vírus da Rubéola. Tudo o que precisa saber

A Rubéola ou Rubela é uma doença causada pelo vírus da rubéola e transmitida por via respiratória. É uma doença geralmente benigna, mas que pode causar malformações no embrião em mulheres grávidas.

Vírus da Rubéola

  • Grupo: Grupo IV ((+)ssRNA)
  • Familia: Togaviridae
  • Género: Rubivirus
  • Espécie: Rubella virus

O vírus da rubéola é um togavírus com genoma de RNA unicatenar (simples) de sentido positivo (serve de mRNA para sintese proteica directamente). Possui um capsídeo icosaédrico e um envelope bilípidico

Epidemiologia

A rubéola é um dos cinco exantemas (doenças com marcas vermelhas na pele) da infância. Os outros são o sarampo, a varicela, o eritema infeccioso e a roséola. A rubéola é considerada uma doença vital.

Progressão e sintomas

A transmissão é por contacto direto, secreções ou pelo ar. O vírus multiplica-se na faringe e nos orgãos linfáticos e depois dissemina-se pelo sangue para a pele. O período de incubação é de duas a três semanas.

A infecção, geralmente, tem evolução benigna e em metade dos casos não produz qualquer manifestação clínica. As manifestações mais comuns são febre baixa (até 38ºC), aumento dos gânglios linfáticos no pescoço, manchas (máculas) cor-de-rosa (exantemas) cutâneas, inicialmente no rosto e que evoluem rapidamente em direção aos pés e em geral desaparecem em menos de 5 dias. Outros sintomas são a vermelhidão (inflamação) dos olhos (sem perigo), dor muscular das articulações, de cabeça e dos testículos, pele seca e congestão nasal com espirros.

O virus da rubéola só é realmente perigoso quando a infecção ocorre durante a gravidez, com invasão da placenta e infecção do embrião, especialmente durante os primeiros três meses de gestação. Nestas circunstâncias, a rubéola pode causar aborto, morte fetal, parto prematuro e mal-formações congênitas (cataratas, glaucoma, surdez, cardiopatia congênita, microcefalia com retardo mental ou espinha bífida). Uma infecção nos primeiros três meses da gravidez pelo virus da rubéola é suficiente para a indicação de aborto voluntário da gravidez.

Tratamento

O diagnóstico clinico é díficil por semelhança dos sintomas com os dos outros exantemas. É mais frequentemente sorologico, com detecção de anticorpos específicos para o virus, ou por ELISA. A doença não é séria e as crianças de sexo masculino não necessitam tomar vacina, mas frequentemente também são inoculadas para prevenir as epidemias ou que depois infectem, no futuro, companheira grávida não vacinada. Às de sexo feminino é administrada sempre, devido ao risco de que apareça mais tarde durante períodos de gravidez. A vacina é por virus vivo atenuado e causa a doença em 15% dos casos, mas como já foi dito, em crianças é inócua. A vacina permitiu a sua erradicação em Cuba em 1993, o primeiro país a consegui-lo. A doença é muito grave, principalmente em mulheres grávidas.

Vacina

A vacina é composta por vírus vivos atenuados, cultivados em células de rim de coelho ou em células diplóides humanas. Pode ser produzida na forma monovalente, associada com sarampo (dupla viral) ou com sarampo e caxumba (tríplice viral). A vacina se apresenta de forma liofilizada, devendo ser reconstituída para o uso. Após sua reconstituição, deve ser conservada à temperatura positiva de 2º a 8º C, nos níveis local e regional. No nível central, a temperatura recomendada é de menos 20º C. Deve ser mantida protegida da luz, para não perder atividade. A vacina é utilizada em dose única de 0,5 ml, via subcutânea.

50 pensamentos em “Vírus da Rubéola. Tudo o que precisa saber

  1. Bom dia…

    Tomei a vacina de rubeula a tarde, quando foi a noite apareceu uma mancha vermelha no meu pé com com varias bolinhas pequinininhas dentro da mancha que está aumentando, e esta aparecendo outras manchas tbm.. e estou com gripe …
    Eu posso ter pego Rubeula com a vacina????

  2. estou com 44 anos e tomo o remédio rivotril de 0,5. posso tomar a vacina contra a rubeola ? também estou com uma ingua no pescoço causado por um machucado na orelha , então posso tomar essa vacina sem medo ????

  3. Boa tarde eu gostaria de saber o seguinte eu tenho uma colega que descobriu que tem rubéola ,pois na campanha de vacinação ela tomou a vacina sera que matou o virus? pois ela se vacinou na campanha contra a rubéola

  4. Tomei vacina contra rubeola faz mais ou menos 3 meses e lembro de ter ouvido que não pode engradivar durante o efeito da vacina que equivale a alguuns meses. Agora descobri que estou gravida e gostaria de saber se o feto corre algum risco por conta da vacina. Agradeço qualquer resposta.

  5. estou gravida de 7 meses e tomei a vacina contra rubelola, pois nao sabia que estava gravida !!!!!!!!! fui saber de pois de 4 meses e a gora estou com muito medo q meu bebe possa ter uma sintoma

  6. por favor estou muito preocupada minha filha tem 22 anos e tomou a vacina no começo de novembro e nao sabia que estava gravida, fez exames de sangue que acusaram o virus da rubeola, isto pode afetar o bebe?

  7. Tomei a 1ª e 2ª dose da vacina contr rubéola no final de 2007 em campanha nacional. Estou grávida de 8 semanas e já fiz por duas vezes o exame e du positivo. Como isto pode acontecer? Quais os riscos da criança uma vez que tomei a vacina e os exames acusam?

  8. Oi eu e minha amiga Camila estamos fazendo um relatório sobre:Gripe Suina,AIDS,HEPATITE E RUBÉOLA e achamos tudo o que presisavamos aqui!!
    vocês nos foram muito uteis!!! obrigado!!!!!!!
    xauuuuuuuuuuu

  9. Minha filha apresentou pontinhos vermelhos na barriga e nas pernas, asperos ao tato. Uma tosse de vez em quando. Não apresentou febre nem outros quaisquer sintomas. Ela foi acometida por varicela (catapora), estando ainda se recuperando. Tem a possibilidade de ser RUBÉULA?

    OBS.: durante a catapora o corpo dela apresentou edemas, pricipalmente no rosto e nos pés e febre em torno de 38° (sintomas de rubéula). Teria a possibilidade dos dois vírus se manifestarem ao mesmo tempo?

    Obrigada desde já, Ana.

  10. achei a pagina intessante. porisso entrei na intençaõ de uma resposta obgetiva,desde ja agradeço

  11. Olá gostaria de saber se a vacina para rubeola tem algo haver com PC… tomei quando grávida não sei se por coincidência ou não meu filho tem diagnóstico de PC leve… essa dúvida me atormenta… pergunto muito para os neuros e outros especialistas,mas eles dizem que não…

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s